Uma das dúvidas muito frequente dos nossos clientes este ano foi, “Como aparecer no Google?” A maioria das Empresas criam seus sites e depois se vem com esse desafio, um site que não aparece nas buscas orgânicas do Google, sendo assim acaba sendo um site que não traz resultados. Por isso neste post vamos explicar passo a passo o que fazer para o seu site aparecer no Google e um Bônus explicando como aparecer no Google sem Site.
Como aparecer no Google Passo a Passo
O Primeiro passo é entender como o Google identifica e lê páginas para serem exibidas nos mecanismos de busca, ele rastreia páginas através de Links.
O Google verifica URL’s que são os Links de cada uma das páginas do seu site e então ele lê e verifica o conteúdo de cada uma das suas páginas, cada um dos Buscadores como Google, Yahoo e Bing realizam o mesmo procedimento de forma semelhante.
Por isso o primeiro passo é Criar um Site profissional para a sua empresa. Um site focado em rankeamento no Google geralmente é criado no formato Multi Page, ou seja, quando se utiliza uma página específica para cada serviço no site, uma para falar sobre a sua empresa, que serão páginas distintas da inicial.
Nesse formato o Google pode classificar nas buscas cada uma das páginas criadas, e não apenas a página inicial, assim você disponibiliza muito mais links para serem indexados pelo Google.
Itens essenciais para aparecer no Google
- Criar o seu site definindo quais serão os links exemplo: https://agenciaexperts.com/servicos/criacao-de-loja-virtual/
- Realizar a inscrição na ferramenta Google Search Console;
- Ter um sitemap.XML.
Antes de tudo, Otimizações básicas de SEO
Ao contratar um profissional ou agência de Marketing Digital para criação do site da sua empresa, certifique-se de que esteja incluso otimizações de SEO na estrutura do seu site.
1. Defina quais serão os Links do seu site
Você pode optar por construir o seu site em formato Landing Page, nesse formato todo o conteúdo do seu site se encontra na página principal, e os botões de menu levam para categorias diferentes da mesma página.
O problema deste formato é que você acaba trabalhando muitos conteúdos diferentes na mesma página e também não consegue ter vários links rankeando no Google ao mesmo tempo.
Criar uma página pra cada um dos seus serviços e produtos, uma página diferente para falar sobre a sua empresa e a página principal fará com que o seu site tenha muito mais visibilidade no Google.
Nessa página adicione a maior quantidade de informações relevantes sobre o seu serviço, quanto mais palavras-chaves utilizar, ponderando a quantidade (nunca exagere) mais chances terá de aparecer nas buscas orgânicas.
Exemplo de Página Específica para Serviço
2. Realizar a inscrição na ferramenta Google Search Console
- Total de cliques no seu site, aqui são contados apenas cliques orgânicos do Google, ou seja não inclui os cliques vindo de outras ações como Google Ads ou Facebook/Instagram Ads;
- Total de Impressões no Google, impressões são a quantidade de vezes que o seu site apareceu nas buscas do Google, mesmo quando não foi clicado;
- CTR Média – A quantidade de cliques dividido pelo número de impressões do site, um CTR interessante está entre 1% a 2%;
- Posição Média – Aqui mostra em qual posição o seu site se encontra no Google, uma média para todas as páginas do seu site, no exemplo acima, 48,5 significa que em média, todas as páginas do site se encontram até a quinta página, na posição 8 e 9 das pesquisas.
3. Ter um sitemap.XML

Caso seu site não seja WordPress você pode utilizar a ferramenta Gerador de Sitemaps para criar o seu. Insira a URL do seu site e clique em “Começar” e o sitemap do seu site será gerado automaticamente.
4. Facilite o trabalho do Google em encontrar suas páginas
O maior erro das empresas é não criar URLs específicas para conteúdos importantes do site, se você quer aparecer no Google para Serviços de Motoboy por exemplo, crie uma página se serviço com conteúdo específico para este serviço.
Crie perfis nas Redes Sociais mais importantes como Facebook, Instagram e Twitter. O fato das redes estarem sendo movimentadas e sua empresa criando conteúdo fará com que o site aumente seu rankeamento nas pesquisas do Google por consequência.
Isso se chama autoridade social, o Google da mais autoridade no Google para sites de empresas que tem muito conteúdo em outras redes sociais.
Outro efeito interessante que irá acontecer é quando as pessoas buscarem sua empresa no Google, eles encontraram várias referências da sua empresa em outros sites, passando maior confiança ao comprar produtos no seu site ou solicitar orçamentos de serviços.
5. Criação de conteúdo relevante
Boas práticas para criação de conteúdo
- Considere ter um Blog com mesmo domínio do seu site e com conteúdos novos com regularidade, nem que seja um novo blog post a cada quinze dias;
- Ao criar o seu conteúdo, pense em palavras chaves, os assuntos de cada post precisam ser pensados em atrair muitas visitas com assuntos que já são bem buscados pelo seu público;
- Não crie conteúdo duplicado, nunca copie conteúdo de outros sites ou do seu próprio site, cada página precisa ter um conteúdo original;
- Certifique de utilizar boas práticas de SEO, palavra chave no título principal da página e texto, dividir os textos em parágrafos curtos, criar a meta descrição para o Google, entre vários outros fatores de SEO que influenciam no posicionamento da página no Google.
Lembre-se que conteúdo relevante no seu site será fator mais decisivo para o rankeamento do seu site. Por isso não pense duas vezes em investir em um bom conteúdo para o seu site, como um blog e materiais educativos sobre os seus serviços.
6. Como verificar se o meu site está aparecendo no Google?
A ferramenta também apontará caso alguma melhoria possa ser feita nas páginas, e com essa mesma ferramenta de inspeção de URL você poderá solicitar a indexação de uma página.
Bônus: Como aparecer no Google sem site

Conclusão
Existe um passo a passo para ser seguido e fazer com que o Google coloque todas as páginas do seu site no Google. Vamos revisar o que aprendemos?
- Defina quais serão os links do seu site;
- Utilize o Google Search Console;
- Tenha um site map.xml;
- Criação de conteúdo relevante;
- Apareça sem site com o Google Meu negócio.